Portal Verdes Mares - Site de Notícias de Balneário Arroio do Silva e Região

MENU
Logo
Segunda, 06 de dezembro de 2021
Publicidade
Publicidade

Região

Alunos de podologia da Unesc atendem pessoas em situação de rua

Iniciativa permite experiência prática aos estudantes e, ao mesmo tempo, benefícios para a comunidade

242
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 

Alunos de podologia da Unesc atendem pessoas em situação de rua

Iniciativa permite experiência prática aos estudantes e, ao mesmo tempo, benefícios para a comunidade (Fotos: Divulgação)

 

O curso técnico em Podologia da Unesc Tec proporciona oportunidades de aprendizado aos alunos e benefício à comunidade. Os estudantes realizam atendimentos gratuitos e, assim, colocam em prática a teoria aprendida nas aulas. Foi o que os alunos da terceira fase do curso fizeram nesta terça-feira (16/11). Com todo o material nas mãos, muito zelo e respeitando todas as normas de biossegurança, eles realizaram atendimentos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) em Criciúma.

“Estas ações externas são importantes para que os alunos compreendam as reais necessidades, e também para que a comunidade saiba a importância, conheça a podologia, e o quanto essas práticas são importantes para a saúde dos pés”, enfatizou o coordenador do Unesc Tec, Haron Cardoso Fabre.

Experiência na prática

Aprender é fundamental e repassar todo o conteúdo para os outros é gratificante. Foi essa a sensação traduzida pela aluna Jusiane da Silva Antunes que participou dos atendimentos no Centro POP com seus colegas.

“Tivemos uma experiência única de poder fazer alguns atendimentos. Foi muito proveitoso. Fomos com uma expectativa muito grande e, além do atendimento, pudemos dialogar e mostrar a importância dos cuidados com a saúde, principalmente dos pés”, relatou.

Jusiane lembrou que dentre os benefícios da podologia estão o alívio da dor de calos, unhas encravadas ou até de rachaduras. O profissional da área possui bagagem para atuar em tratamentos de diversos problemas que acometem a região, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

 

Uma área em expansão

A podologia, um dos diversos cursos ofertados na lista de formações técnicas da Universidade, é uma assistência aos cuidados dos pés e está cada vez mais em destaque. Somente neste segundo semestre já foram realizados 200 atendimentos à comunidade externa. “São muito importantes essas ações do Ensino Técnico na comunidade, pois proporciona uma experiência na prática, valida e amplia a nossa razão de ser enquanto Universidade Comunitária”, opinou a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, que acompanha a Unesc Tec de perto, por conta do Ensino Médio oferecido no colégio.

Ela lembrou que a prática de diversas situações faz a diferença para os estudantes. No caso da podologia, são maneiras de confirmar o quanto fundamental é a saúde dos pés. “Além disso, proporciona um serviço para a comunidade que para muitos, esta prática é distante, mesmo tratando-se de um aspecto no âmbito de saúde, fundamental para o bom funcionamento do corpo humano”, complementou.

 

Qualidade do ensino

 

A Unesc Tec possui diversas opções de cursos com aulas no campus de Criciúma ou na Unidade de Araranguá. Aos interessados em investir em qualificação profissional a Unesc oferece cursos técnicos com qualidade e estrutura da maior Universidade do Sul e na modalidade que se adequa à rotina dos estudantes.

“São cursos com metodologia diferenciada e voltada para a realidade atual, sem perder o foco na qualidade do ensino e no desenvolvimento regional. Cada curso foi concebido a partir das demandas do mercado do Sul e do Extremo Sul catarinense, o que colabora para a rápida absorção desses profissionais pelo setor produtivo”, salientou o professor Haron.

 

Inscrições para os cursos técnicos

Para o próximo semestre, que será iniciado em março de 2022, estão sendo ofertados 21 cursos técnicos nas áreas de Necropsia, Análises Clínicas, Saúde Bucal, Edificações, Técnico em Portos, Produção de Áudio e Vídeo, Equipamentos Biomédicos, Órteses e Próteses, Automação Industrial e Metrologia, todos esses disponíveis no campus em Criciúma.

Os cursos disponíveis tanto em Criciúma quanto em Araranguá são Podologia, Segurança do Trabalho, Massoterapia, Administração, Secretariado, Guia de Turismo, Gestão de Qualidade e Processos 4.0, Planejamento, Produção e Projeções de Demanda 4.0, Reabilitação de Dependentes Químicos, Cuidados de Idosos e Técnico em Informática para Internet.

Para mais informações acesse http://tec.unesc.net/ ou pelo telefone (48) 99915-0433. O requisito principal para participar é apenas que o aluno tenha o Ensino Médio completo.

Fonte: Assessoria de Imprensa UnescAicom - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing (48) 3431-2547

www.unesc.netwww.unesc.net/noticias

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )