Portal Verdes Mares - Site de Notícias de Balneário Arroio do Silva e Região

MENU
Logo
Segunda, 06 de dezembro de 2021
Publicidade
Publicidade

Saúde

As lutas contra o câncer de mama em exposição fotográfica na Unesc

Outubro Rosa é razão de uma mostra organizada pelo curso de Design de Moda em parceria com entidade de Cocal do Su

265
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As lutas contra o câncer de mama em exposição fotográfica na Unesc

 
Outubro Rosa é razão de uma mostra organizada pelo curso de Design de Moda em parceria com entidade de Cocal do Sul(Fotos: Décio Batista)
 
Outubro está mais rosa na Unesc com a exposição promovida pelo curso de Design de Moda da Universidade em parceria com o Senai. Durante este mês o hall do bloco da reitoria está recebendo a exposição fotográfica alusiva à conscientização contra o câncer de mama. Cinco mulheres integrantes da Associação Amigas do Peito de Cocal do Sul são as modelos que se dispuseram a serem fotografadas com o objetivo de mostrar a vitória de cada uma sobre a doença. Para quem ainda não conferiu, a mostra pode ser acompanhada até esta sexta-feira (29/10).

Uma frase de William Shakespeare serve de inspiração à exposição: “Ao mesmo instante em que recebemos pedras em nosso caminho, flores estão sendo plantadas mais longe. Quem desiste não as vê”. A mostra “Outubro Rosa” busca elevar a autoestima das mulheres que passaram pelas consequências da mastectomia e também provocar a reflexão e conscientização de todas as mulheres na luta contra a doença, com autocuidado e exames periódicos.

Segundo a professora e coordenadora do curso, Charlene Vicente Amâncio Nunes, a exposição é uma atividade extracurricular que envolve competências profissionais. “Enquanto ensino superior, nós precisamos pensar nessa formação técnica, já que a moda pode contribuir para a sociedade e interagir em projetos sociais. Desenvolver essa mostra alusiva ao Outubro Rosa possibilitou aos nossos alunos vivenciar como se faz uma fotografia de moda, qual a metodologia empregada e quais as atividades que são desenvolvidas para uma fotografia de moda, além de, ao mesmo tempo, contemplar a beleza dessas mulheres que superaram e venceram esse difícil desafio”, explicou a coordenadora.

A parceria com a Associação Amigas do Peito de Cocal do Sul vem desde a primeira edição em 2019. “Faz parte da moda pensarmos como ajudar a elevar a autoestima dessas mulheres que sofreram com o câncer. É muito importante para as nossas instituições, para mim como professora, para as nossas alunas”, comentou a professora Maria Julia de Lima Dassoler, orientadora da exposição. “Aprendemos muito ao ver esses momentos com um olhar diferente, com a força por elas transmitidas, que enche os nossos corações de amor”, emendou.

Maria Julia pontuou o quanto as participantes ficam felizes de poder compartilhar, ao seu modo, as experiências na luta contra o câncer. “Todas as envolvidas estão saindo mais felizes e encantadas com a experiência. A exposição também pretende deixar uma mensagem para sociedade sobre esse momento difícil. Lembrar da importância de se cuidar, prevenir e apoiar as mulheres que estão passando por essa dor”, destacou a professora.

Para a presidente da Associação Amigas do Peito, Teresa Mafioletti Locatelli, que também é uma das modelos das imagens expostas, a mostra emocionou as participantes. “É muito emocionante esse trabalho, ficamos honradas e muito felizes. Esse apoio faz com que encaramos a doença de outra maneira, que não é só coisas tristes que acontecem durante um tratamento do câncer, mas sim essas coisas legais. Foi um dia inesquecível, que vamos levar na trajetória do nosso tratamento”, afirmou. “É muito gratificante ver a vida com alegria, poder mostrar que passamos por tudo, pela radioterapia, quimioterapia, perda de cabelo e estamos aqui firmes e fortes. Então é só agradecimento por essa parceria”, complementou.

Fonte: Assessoria de Imprensa UnescAicom - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing (48) 3431-2547

 

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )