Portal Verdes Mares - Site de Notícias de Balneário Arroio do Silva e Região

MENU
Logo
Sexta, 14 de maio de 2021
Publicidade
Publicidade

Saúde

Vacinação para influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

Maracajá imunizará na 1ª etapa da vacinação contra gripe 680 pessoas

584
Publicidade
Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura Municipal de Maracajá e o Departamento de Saúde informam que teve início nesta segunda-feira, dia 12 de abril, a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (Gripe). O imunizante contra a gripe protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

                O cronograma da campanha é composto por três etapas que se estenderão até 9 de julho. A primeira contempla gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos. Já os trabalhadores da saúde que também entram nesta etapa, em Maracajá, serão imunizados a partir da próxima semana.

                O Departamento de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 250 doses. "Nesta primeira etapa a meta é vacinar 680 pessoas, sendo 158 crianças de 6 meses a 2 anos, 324 crianças de 2 a 4 anos, 106 crianças de 5 anos, 79 gestantes e 13 puérperas", detalha a diretora de Saúde de Maracajá, Michele Constantino Gonçalves.

                Segundo levantamento da Regional de Saúde de Araranguá, a Campanha de Vacinação da Influenza abrange 2802 pessoas em Maracajá, que inclui ainda, 1199 idosos de 60 anos ou mais, 111 trabalhadores da saúde, 249 pessoas com comorbidades, 113 professores e 451 pessoas com deficiência.  

Importância

                Segundo a diretora de Saúde, o vírus da Influenza pode ser potencialmente tão mortal quanto a Covid-19. "O vírus tem o mesmo padrão de mortalidade, a diferença é que nós já temos vacina. Por isso é imprescindível que os grupos prioritários sejam imunizados, pois assim, reduzimos o número de casos de internação e óbitos pelas complicações da Influenza", comentou.

                Conforme o informe técnico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), a vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. As ações de imunização continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do coronavírus.

Próximas etapas

                A segunda etapa - 11/05 a 08/06 - será a vez dos  idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.

                Na terceira etapa - 09/06 a 09/07 - a imunização será pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

CEMASAS

A vacinação acontece no Centro Municipal de Atendimento à Saúde (Cemasas), das 7h às 16h. "Devido à pandemia é importante que as pessoas se atentem ao distanciamento social, principalmente dentro do Cemasas, evitando aglomerações. Também reforçamos a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial e lembramos que temos no local álcool em gel, para higienização das mãos", disse Michele.

Dia D

O Departamento de Saúde de Maracajá já definiu o Dia D da Campanha, para o dia 08 de maio, véspera do Dia das Mães. 

Fonte:Carla Costa

Assessoria de Imprensa - Maracajá/SC

Comentários:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )